Sugestão de leitura: “Como promover as competências sociais e emocionais das crianças”

Catarina Vieira Assis

Psicóloga do Desenvolvimento

Sobre a autora

Gosta de ler? Quer melhorar a comunicação com o(a) seu(sua) filho(a)? É professor(a) e quer melhorar a comunicação com os(as) seus(suas) alunos(as)? Quer recorrer a estratégias positivas para comunicar com uma criança ou adolescente e não sabe por onde começar? Então recomendo a leitura do livro “Como promover as competências sociais e emocionais das crianças”, de Carolyn Webster Stratton.

Este é um livro que apresenta várias diretrizes para comunicar com as crianças. Encara a comunicação como uma ferramenta poderosa no desenvolvimento da autoestima, da comunicação e da resolução de conflitos das crianças. Ajuda também na construção da relação positiva com as mesmas.

Embora o livro se proponha a promover as competências socioemocionais das crianças, tal como o título sugere, na minha opinião, as diretrizes referidas também podem ser utilizadas com adolescentes e até mesmo com os adultos. Acredito que todos fiquem a beneficiar com a utilização de uma comunicação mais assertiva, mais empática, mais direcionada e mais positiva. 

Considero fundamental realçar a importância da comunicação: como estruturamos as frases que dizemos, a seleção de certas palavras em detrimento de outras, a diminuição da palavra “não”, entre outros fatores. Vivemos em sociedade e ao longo da nossa vida vamos encontrando diversas pessoas com diferentes personalidades. Podemos sentir que lidar com a pessoa X pode ser mais fácil do que lidar com a pessoa Y. Apesar disso, pois é natural que estes sentimentos surjam, se nos preocuparmos em comunicar seguindo determinadas diretrizes, a comunicação e, consequentemente, a relação com o outro (independentemente da faixa etária), torna-se mais eficaz. 

É importante lembrar que os adultos no geral são os modelos das crianças e dos adolescentes. Se enquanto pais, avós, irmãos, educadores, entre outros, formos os primeiros a utilizar uma maneira de comunicar mais eficaz, as crianças/adolescentes vão aprender connosco e transportarão para a comunicação com os seus pares.

Fontes:Stratton, C. (2017). Como Promover as Competências Sociais e Emocionais das Crianças. Psiquilibrios.