Catarina Vieira Assis

Psicóloga da Educação

Preços

Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Évora. 

Intervém com crianças, adolescentes e jovens adultos. As suas áreas de atuação são: dificuldades de aprendizagem, orientação vocacional e profissional, problemas de comportamento, perturbações emocionais e perturbações do neurodesenvolvimento.  

“A minha abordagem é baseada no modelo cognitivo-comportamental e numa perspetiva sistémica. Na minha prática promovo um ambiente descontraído e empenho-me para que as crianças e os adolescentes com quem trabalho se sintam confortáveis. Juntos construímos uma relação de empatia e de confiança. Por outro lado, procuro que percebam as nossas sessões como um espaço de partilha e de reflexão que os ajudará a sentirem-se compreendidos, a encontrar formas mais adaptativas de resolver conflitos, e a dar significado e valor aos seus pensamentos e às suas emoções.”

Na minha prática promovo um ambiente descontraído e empenho-me para que as crianças e os adolescentes com quem trabalho se sintam confortáveis. Juntos construímos uma relação de empatia e de confiança.

Estágio curricular realizado na unidade de Qualificação e Emprego da APPACDM de Évora. Destaca a colaboração no Curso de Reabilitação Profissional de Traumatizados Crânio-Encefálicos e outras Lesões Cerebrais Adquiridas, no módulo Competências para a Vida Diária. E a dinamização de um projeto que objetivou a educação para a sexualidade humana, bem como a promoção de atitudes e valores dos utentes da unidade.   

Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2022, através do estágio profissional na Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, nas valências de saúde e de educação.

Na valência de saúde trabalhou com adultos com doença mental, dinamizando  atividades de estimulação cognitiva e facilitando o acesso às atividades sociais e aos cuidados de saúde. 

Na valência de educação dinamizou um programa de promoção de competências socioemocionais, dirigido a crianças e adolescentes desde os dois aos doze anos. Foram verificados alguns efeitos positivos no comportamento das crianças e dos adolescentes, entre os quais melhorias na gestão das próprias emoções, assim como na comunicação, melhorias na forma como as crianças reagem, brincam umas com as outras e na partilha dos brinquedos, e na resolução de problemas. Esteve também envolvida na dinamização de vários workshops direcionados para as auxiliares e educadoras, baseados numa abordagem positiva. Estes workshops possibilitaram a tomada de consciência e contribuíram para a adoção de um estilo comunicativo mais positivo e assertivo. 

O estágio profissional foi importante para desenvolver várias competências. Estas serão relevantes para desenvolver o trabalho que se propõe a fazer com os clientes, entre as quais a adaptação, organização e planeamento, criatividade e empatia. Isto foi possível através da colaboração em duas valências distintas e com públicos-alvo com características e/ou problemáticas tão diferentes, da preparação das sessões do programa adotando um método de trabalho estruturado, da procura de atividades dinâmicas e ajustadas às diferentes idades, e da atenção ao feedback das outras pessoas. 

“Acredito que atuar no campo da educação, partindo de um trabalho de orientação, prevenção e de psicoeducação, pode contribuir para o bem-estar psicológico do indivíduo. Este, que é um trabalho em equipa, realizado desde tenra idade, pode promover a estabilidade emocional da criança/adolescente, que contribuirá, eventualmente, para a felicidade dos mesmos enquanto adultos.”


Valores

Sessão de Psicologia Educacional
€50