Psicóloga Clínica e da Saúde.
Ana Margarida Durão, 41 anos.
Psicóloga Clínica (membro efetivo da OPP, cédula profissional nº10946)., com mais de 17 anos de experiência e ao longo do tempo tive o privilégio de trabalhar com pacientes de diversas idades e origens, quer em contexto privado, quer no público.
Apaixonada pelo estudo dos sistemas familiares e do trans-geracional.
Neta, Filha, Irmã, Mãe.
Amante de gatos, de livros, do cheiro das lareiras e da terra molhada depois da chuva, do som das rolas.
Gosto da vida e de facilitar “novas vidas” a quem me procura – Conversar. Escutar. Conhecer –
Sou tudo isto e muito mais, mas nada disto me define.
Percurso Profissional:
- Iniciei o meu percurso profissional no Núcleo Educativo Terapêutico do Hospital Júlio de Matos, (serviço de residências psiquiátricas) e neste projeto desenvolvi programas individuais de intervenção pedagógica e terapêutica promovendo a reabilitação psicosocial dos utentes e a sua reinserção em unidades de vida apoiada.
- Mais tarde fui voluntária na Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro, a LAHDB, onde acompanhei utentes e familiares, maioritariamente provenientes da Unidade de Oncologia.
- Foi na Pelviclinica, em Lisboa, e também na Policlinica Mutualidade da Moita que iniciei a minha prática clínica privada e acompanhei, através de consultas de apoio psicológico, crianças e adultos. Fiz também acompanhamento no âmbito daSexologia Clínica a casos encaminhados pela equipa multidisciplinar.
- Entre 2019 e 2023, exerci clinica privada num outro consultório na Moita (consultório Nádia Rala) onde fiz acompanhamento psicológico individual a adultos nas áreas do Divórcio e Co parentalidade e consultas de Psicogenealogia. Fui também facilitadora de grupos terapêuticos para crianças e pais e co terapeuta sobre supervisão em terapia familiar.
- Em Março de 2022 terminei a formação na área da Psicogenealogia e no estudo do transgeracional, sendo este um caminho que tenho continuado a percorrer e investir em mais formação.
- Desde Outubro de 2023, sou psicóloga na empresa EuroSaúde – Medicina e Segurança do Trabalho, onde dou consultas exclusivamente em modo online para todos os colaboradores do grupo que pretendam aceder a este serviço.
Abordagem terapêutica:
A minha abordagem terapêutica de eleição é a sistémica, no entanto, acredito que cada indivíduo é único e procuro adaptar as minhas técnicas e intervenções de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Desta forma, a empatia, a confiança e uma atitude colaborativa entre profissional e paciente, são fatores que considero pilares imprescindíveis para uma relação terapêutica de sucesso.
Principais áreas de atuação:
– Psicogenealogia e o transgeracional;
Dar luz às histórias repetidas várias vezes, aos não ditos e aos segredos de família, à tristeza que houve nas gerações passadas mas também ao amor e às alegrias vividas, o caminho da psicogenealogia pode ser uma ferramenta muito útil para ressignificar o seu caminho e torná-lo mais leve.
– Divórcio, Separação e seus desafios;
Acredito que num processo de divórcio NADA É LINEAR, nem preto ou branco e por isso mesmo devemos pôr de lado esta visão redutora e dictomica. No entanto, tudo parece estar “montado” para que os desafios adjacentes a um divórcio surjam de mãos dadas com vários “pesos pesados”: a Culpa, o Medo e a Vergonha são denominadores comuns, mas a verdade é que num divórcio ou separação, não exigem culpas ou culpados nem sentimentos certos ou errados. EXISTEM DORES a ser OLHADAS com AMOR e EMPATIA.
– Co-parentalidade não conjugal;
A família não se divide; MULTIPLICA-SE. Existem muitíssimos mais “modelos” e “estruturas” familiares do que podemos imaginar.
– Comunicação não violenta;
A CNV é um processo de comunicação que permite criar uma conexão autêntica conosco e com os outros, colocando o foco nas necessidades humanas universais que todos procuramos satisfazer. O ciclo da CNV (ou comunicação consciente) é o seguinte: 1) Observação(o que vi/ouvi); 2) Emoção (o que sinto); 3)Necessidade (aquilo que é importante para mim) e 4) Pedido (as estratégias).
– Empoderamento Feminino;
7 pilares: Responsabilidade; Compromisso; Presença; Vulnerabilidade; Aceitação/perdão; Intuição; Prática
– Psicologia da gravidez
O tempo da espera (o bebé idealizado) e o tempo do encontro ( com o bebé real). Adaptação psicológica ao puerpério. Contextos da parentalidade.
Experiência clínica em temas como:
- Ansiedade e Depressão
- Stress e Burnout
- Auto-Estima
- Divórcio e co parentalidade
- Trauma e luto
- Dificuldades relacionais
- Perturbação bipolar
- Psicologia na gravidez
- Outros
Possuo o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas nº EDF 501742/2009 DL emitido a 27-05-2009), por isso também posso oferecer o meu contributo na área da formação/realização de workshops, seminários, pequenas acções de sensibilização e promoção de hábitos de autocuidado e saúde mental.